Evento ocorreu no Auditório Legislativo na manhã desta segunda-feira (12).Créditos: Orlando Kissner/Alep
Evento contou com palestra da psicóloga Bruna Januário Massa, mãe atípica e especialista em orientação parental.
Para marcar os dois anos do projeto Cuidar de Quem Cuida, a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná realizou, nesta semana, a palestra “Quando o Amor Pede Apoio”, ministrada pela psicóloga e mãe atípica Bruna Januário Massa. O evento foi voltado especialmente ao acolhimento de mães de crianças com deficiência ou condições especiais.
Durante a palestra, a deputada estadual e procuradora da Mulher, Cloara Pinheiro (PSD), destacou a importância da valorização das mulheres que se dedicam ao cuidado de filhos atípicos. “Cuidar de quem cuida é um ato de justiça, de empatia e de transformação. Precisamos desse olhar atento para as mães atípicas”, afirmou. Cloara também compartilhou sua experiência pessoal, ao lembrar da filha que faleceu vítima de câncer ainda na infância, reforçando a importância do apoio emocional às cuidadoras.
A primeira vice-presidente da Assembleia, deputada Flavia Francischini (União), também participou do evento. Ela falou sobre sua vivência como mãe de uma criança com autismo e elogiou o avanço representado pela aprovação do Código do Autismo na Assembleia Legislativa. “Com o Código, incluímos um artigo fundamental, que garante atendimento também às famílias, reforçando o cuidado com quem cuida”, explicou.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Curi (PSD), destacou a atuação da Procuradoria da Mulher, que já está presente em 194 municípios do estado. Ele também enfatizou a relevância do Código do Autismo como ferramenta de garantia de direitos às crianças atípicas e às suas famílias.
A psicóloga Bruna Januário Massa, mãe de uma criança com hidrocefalia severa, compartilhou sua trajetória e ressaltou a importância do acolhimento às mães atípicas. “Cuidar da mãe também é cuidar do filho. A saúde mental dessas mulheres é essencial para que possam enfrentar os desafios diários com mais leveza”, disse.
O projeto Cuidar de Quem Cuida é uma ação promovida pela Procuradoria da Mulher em parceria com o Sistema Fecomércio. Realizado anualmente em abril, mês de conscientização sobre o autismo, o evento oferece um dia de cuidado voltado às mulheres atípicas, com atividades como estética, beleza, música, escuta e afeto.
A iniciativa reforça o compromisso da Assembleia Legislativa com a valorização da mulher e com a promoção de políticas públicas voltadas à inclusão, acolhimento e bem-estar das famílias atípicas do Paraná.









