Idoso é investigado por maus-tratos a animais e conflitos com vizinhos em Foz do Iguaçu

José Vicente Tezza é acusado de maus tratos a animais após ter, supostamente, estrangulado uma cadela de apenas quatro meses. — Foto: TV Globo/Reprodução

Um idoso de 76 anos está sendo investigado por maus-tratos a animais em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. José Vicente Tezza é acusado de matar, pelo menos, um cachorro e confessou, em depoimento à polícia, já ter se livrado de outros animais. O caso ganhou repercussão após ser exibido no programa Fantástico, da TV Globo, no último domingo (18).

O caso mais recente envolve a morte de uma cadela de quatro meses chamada Lili. Segundo a tutora, a vendedora Maria Eduarda Machado, a filhote era a última sobrevivente de uma ninhada de seis cães. Os outros morreram envenenados. Câmeras de segurança registraram o momento em que Tezza teria agido contra a cadela. Um laudo apontou sinais de asfixia e envenenamento.

O Ministério Público do Paraná denunciou o idoso na última quarta-feira (14) por crime de maus-tratos a animais.

Em depoimento, Tezza admitiu ter matado mais de um cachorro. “Já tive que me livrar de vários cachorros na avenida. Já teve cachorro que eu tive que enfrentar com a mão mesmo”, afirmou à polícia.

Esta não é a primeira acusação contra o idoso. Em 1998, ele foi denunciado por invadir uma casa e matar uma cadela a pauladas. Na ocasião, foi condenado apenas por invasão de domicílio.

Além das denúncias de maus-tratos, Tezza também é acusado de agressões verbais e físicas contra a médica veterinária Giovana Nantes Giacomini, vizinha de sua residência e dona de uma clínica veterinária. Segundo ela, os episódios começaram em 2020 e envolvem sabotagens, como o corte da cerca elétrica, destruição de câmeras de segurança e agressões à família. A mãe da veterinária chegou a ser empurrada e quebrou o dedo.

A defesa de José Vicente Tezza foi procurada, mas não respondeu até a última atualização desta reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *