(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
Está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que propõe a conversão de multas de trânsito de natureza leve em doações voluntárias de sangue e medula óssea. A proposta tem como objetivo reforçar os estoques dos bancos de hemoterapia e, ao mesmo tempo, estimular a conscientização no trânsito.
De autoria do vereador João Bettega (União), o projeto busca transformar penalidades administrativas em ações de responsabilidade social. “A medida promove a conscientização dos motoristas quanto à importância de respeitar as normas de trânsito, ao mesmo tempo em que oferece uma alternativa educativa e socialmente benéfica”, justifica o parlamentar.
Bettega ressalta que a doação de sangue e de medula óssea são atos de empatia e solidariedade que devem ser continuamente incentivados, especialmente em períodos de baixa nos estoques ou em situações emergenciais de saúde pública. Para ele, a proposta se insere em uma lógica de responsabilidade coletiva, ao associar sanções educativas a práticas que beneficiam diretamente a sociedade.
A iniciativa ainda será avaliada pelas comissões permanentes da CMC. Caso aprovada, poderá tornar Curitiba referência nacional em políticas públicas que integram cidadania, mobilidade urbana e saúde.