Voo Foz-Fortaleza será um dos mais longos do país, com duração média de 4h – Foto Reprodução
O ano de 2025 deve marcar o retorno do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu aos índices pré-pandemia. A Motiva, administradora do terminal, estima um volume de 2,2 milhões de passageiros movimentados até o fim do ano, entre embarques e desembarques. Contribuirão para isso dois novos voos que iniciam operação no segundo semestre: Foz-Fortaleza, operado pela Gol, e Foz-Brasília, pela Latam.
Com isso, Foz do Iguaçu fechará o ano com ligação aérea direta para cinco capitais brasileiras, uma vez que já conecta a Terra das Cataratas a Curitiba, São Paulo (Congonhas e Guarulhos) e Rio de Janeiro.
As duas novas rotas já estão à venda e representam uma oferta extra de quase 26 mil assentos até o fim do ano. O voo para Fortaleza terá frequência semanal, aos sábados, a partir de 29 de novembro, e será um dos mais longos do país, percorrendo cerca de 2.956km ao longo de 4h. Já o voo Foz-Brasília será diário a partir de 26 de outubro.
“Mesmo com a característica preponderante para o turismo de natureza e de compras, Foz do Iguaçu também tem demanda por turismo de negócios, que será beneficiada por essa rota para Brasília”, pontua o gerente do Aeroporto de Foz, Vinícius Bueno. “Já o novo voo para Fortaleza abre uma porta importante para turistas do Nordeste conhecerem as maravilhas da Terra das Cataratas com mais rapidez”.
Cresce entrada de estrangeiros
A movimentação internacional também tem crescido no Aeroporto de Foz do Iguaçu. No mês de julho, 5.358 passageiros vindos do exterior passaram pelo terminal, crescimento de 17% em relação ao ano passado, quando foram registrados 4.582 viajantes. A nova ligação com a capital federal Brasília deve impulsionar ainda mais esse movimento.
“Foz do Iguaçu segue atraindo olhares estrangeiros. O voo regular para Santiago do Chile, operado pela JetSMART, tem contribuído para esse movimento, reforçando a posição estratégica da cidade como porta de entrada para o turismo na região Oeste do Paraná. No segundo semestre esperamos ter novidades em relação a rotas internacionais”, antecipa o gerente do Aeroporto.
No acumulado de 2025, o terminal apresenta crescimento consistente na movimentação geral: de janeiro a julho de 2025, já passaram pelo Aeroporto de Foz aproximadamente 1.250.000 passageiros, um aumento de 11% em relação ao mesmo período do ano anterior.
Sobre o Aeroporto de Foz do Iguaçu: Fundado em 1974, conecta o Brasil e o mundo à região do Oeste do Paraná, sendo fundamental para o turismo nas Cataratas do Iguaçu, uma das Sete Maravilhas da Natureza. Passou por um amplo processo de modernização em 2024, fruto de um investimento de R$ 350 milhões. Está sob administração da Motiva desde março de 2022.