Foto: Divulgação / Vaticano News
O principal líder religioso do mundo, o Papa Leão XIV, destacou a importância da família para a sociedade. Em entrevista à jornalista Elise Ann Allen, do site Crux, o pontífice afirmou que “o casamento é para homem e mulher”.
“É responsabilidade dos governantes trabalhar para construir sociedades civis harmoniosas e pacíficas. Isso pode ser alcançado, sobretudo, investindo na família, fundada na união estável entre um homem e uma mulher. O casamento é para um homem e uma mulher. A família é pai, mãe e filhos”, declarou.
Apesar da polêmica gerada e de reforçar que não é possível reconhecer oficialmente a união entre pessoas do mesmo sexo, Leão XIV ressaltou o ideal de acolhimento deixado por seu antecessor, Francisco.
“Todos, todos, todos são bem-vindos. Não por causa de uma identidade específica, mas porque todos são filhos de Deus. Podemos abençoar a todos, mas não devemos buscar uma maneira de ritualizar qualquer bênção”, acrescentou.
Essa não é a primeira vez que o líder religioso defende o casamento entre homem e mulher. Em junho, o pontífice reforçou o valor do matrimônio afirmando que é um “modelo de amor verdadeiro”.
“Com o coração cheio de gratidão e esperança, digo a vocês, esposos: o matrimônio não é um ideal, mas o modelo do verdadeiro amor entre um homem e uma mulher: amor total, fiel e fecundo”, declarou o papa durante a homilia, citando a encíclica Humanae Vitae (1968).
A família para Leão XIV
Em maio, o papa Leão XIV afirmou que a família é fundamentada na “união estável entre um homem e uma mulher” e que os (bebês) não nascidos e idosos possuem dignidade como criaturas de Deus. As falas são um aceno à ala conservadora na defesa do casamento heterossexual e no reforço do posicionamento da Igreja Católica contra o aborto.