Investimentos da Sanepar tornam Paraná referência em universalização da água

Investimentos da Sanepar tornam Paraná referência em universalização da água
Foto: Sanepar

Os constantes investimentos da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) consolidam o Estado como referência nacional no acesso à água potável, superando o déficit que ainda atinge milhões de brasileiros. A universalização do abastecimento de água potável já é realidade para a população urbana dos 344 municípios paranaenses e em Porto União (SC), atendidos pela Companhia desde 2008. A meta de 100% de disponibilidade de rede pública em toda a área urbanizada já havia sido alcançada 25 anos antes do previsto no Marco Regulatório que prevê a universalização do acesso à água em 2033.

Para manter e expandir este padrão, a Sanepar tem mantido um ritmo intenso de aplicações financeiras. O montante investido entre 2020 e 2024 ultrapassou R$ 3,4 bilhões. O plano plurianual da Companhia projeta a aplicação de mais R$ 4,5 bilhões até 2029.

“Temos um compromisso com a saúde pública e com o bem-estar da população do Paraná”, afirma o diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley. “Com 62 anos de atividade como empresa pública do Paraná, a Sanepar tornou o acesso à água potável nas cidades uma realidade, com o compromisso de levar saúde, segurança hídrica e bem-estar social para todas as cidades onde está presente”.

A performance paranaense contrasta com a realidade nacional, em que cerca de 34 milhões de brasileiros ainda convivem diariamente com a falta de rede de abastecimento, comprometendo a higiene e a alimentação, segundo o Instituto Trata Brasil.

De acordo com esse Instituto, o Paraná figura entre os nove estados com cidades que alcançaram a universalização do abastecimento de água abrangendo todo o território municipal, com base na Lei Federal nº 14.026/20, que considera universalizados os municípios que atendem a 99% ou mais da população urbana e rural com água potável.

Nesta seleta lista, estão duas cidades atendidas pela Sanepar — Curitiba e Foz do Iguaçu —, integrando o conjunto de 23 municípios do país que atingem o pleno acesso de água tratada de qualidade para a totalidade de seus territórios.

FOCO NO CAMPO – Com a universalização consolidada nas áreas urbanas, a Companhia reforça seus esforços no Programa de Saneamento Rural, com mais de 40 anos de existência. O programa é executado em parceria entre Governo do Estado, prefeituras e as próprias comunidades. Ao longo de quatro décadas, foram executadas mais de 2,4 mil obras e implantadas mais de 128 mil ligações de água no campo.

O diretor de Operações da Sanepar, Sergio Wippel, destaca a importância da iniciativa para 1,7 milhão de pessoas que vivem em áreas rurais, o que representa cerca de 12% da população do Estado.

“No programa atual, o foco é capacitar as comunidades a terem condições de operação dos sistemas com os critérios estabelecidos, garantindo as condições mínimas para atendimento”, explicou Wippel.

A efetividade do programa foi reconhecida no início deste ano como case de sucesso no Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária (ABES).

default

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *