UPA Boa Vista (Foto: Divulgação SMCS)
O número de atestados médicos emitidos nas UPAs da capital paranaense apresentou uma redução de 43%, após a implantação da campanha Atestado Responsável, lançada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) em Curitiba em 17 de outubro, em conjunto com o Conselho Regional de Medicina (CRM-PR), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa-PR) e o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
Além de redução no número de atestados, registrou-se também uma queda de 19% no número de atendimentos médicos nestas unidades, após o início da campanha (veja detalhes da análise dos dados abaixo).
“Tivemos relatos de pacientes chegando às UPAs e, quando se deparavam com o banner da campanha, alertando que os atestados eram emitidos apenas nos casos em que houvesse indicação clínica, estes pacientes simplesmente iam embora, desistindo do atendimento”, relata a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Tatiane Filipak. “O que nos remete a pensar que temos cidadãos que buscam as Upas apenas no intuito de receber um atestado”, completou.
Campanha
A campanha Atestado Responsável foi iniciada em 20 de outubro em todas as UPAs do município, com banners reforçando as regras para emissão deste documento médico.
Segundo as regras que passaram a ficar expostas nestes equipamentos, “os atestados médicos serão fornecidos apenas para pacientes internados ou quando houver doença que determine afastamento do ambiente de trabalho.”
Segundo Tatiane, a campanha tem como objetivo apoiar os médicos, que rotineiramente sofrem pressão da população para emissão de atestados, mesmo em situações em que não há indicação.
“O atestado médico é um ato médico, resultado direto do julgamento clínico e da autonomia profissional garantida ao médico. Diante do relato em relação a assédio, atitudes de coação durante os atendimentos, nos posicionamos como instituição em defesa da categoria no exercício da profissão”, explicou a secretária.
Análise de dados
Para medir o impacto da campanha, a SMS analisou dados das semanas epidemiológicas 43 a 48 de 2025 (de 19 de outubro a 29 de novembro), em comparação com o mesmo período de 2024 (20 de outubro a 30 de novembro). Uma semana epidemiológica é uma unidade de tempo padronizada que considera o período de domingo a sábado, permitindo comparações nacionais e internacionais de dados epidemiológicos com maior autenticidade.
Nas semanas epidemiológicas 43 a 48 de 2024, as UPAs realizaram 181.628 atendimentos médicos. No mesmo período em 2025, foram 147.057 – ou seja, uma redução de 19%.
Já os atestados emitidos passaram de 93.871 para 53.147, na comparação entre os dois períodos, ou seja, uma redução de 43%. Isso revela que a taxa de conversão, que mede qual o percentual de atendimentos médicos que resultaram em emissão de atestados, caiu de 52% para 36%, na comparação entre os dois períodos.
“Considerando as variáveis relacionadas a atendimentos em saúde, é um período curto para definições. Mas os dados corroboram para demonstrar uma tendência de redução de número de atendimentos e emissão de atestados nas UPAs”, avalia a secretária.
Central Saúde Já
A análise de dados revelou também que na Central Saúde Já Curitiba, que oferece serviço de telemedicina para casos leves de urgência na capital paranaense, não houve alteração significativa no número de atendimentos médicos de um ano para o outro, entre as semanas epidemiológicas 43 a 48. Porém, houve uma redução de 31% do número de atestado emitidos, passando de 11.002 para 7.626.
Neste sentido, a taxa de conversão de atestados caiu de 62% em 2024 para 43%, nos períodos analisados.
Unidades Básicas
A pesquisa também mostra que nas unidades básicas de saúde, no período analisado, houve um pequeno aumento – de 3% – no número de atendimentos médicos e uma redução de 6% no número de atestados médicos. A taxa de conversão saiu de 16% e foi para 15%.
De acordo com a secretária, depois de ter implantado a campanha nas UPAs e Central Saúde Já, o próximo passo agora é levar o projeto para as unidades básicas. “As nossas 109 unidades já estão recebendo os cartazes com orientações sobre a campanha”, afirma.