Hospital Regional do Litoral faz mais de mil atendimentos nos primeiros dias do Verão Maior

Hospital Regional do Litoral faz mais de mil atendimentos nos primeiros dias do Verão Maior
Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Hospital Regional do Litoral (HRL) completou a primeira semana do Verão Maior com números que refletem o aumento da demanda por serviços de saúde durante o período de festas e férias. Entre 15 e 25 de dezembro, data do início da ação, a instituição registrou 1.078 atendimentos de urgência e baixa ou média complexidade no Pronto Atendimento (PA), volume 9,7% maior do que no mesmo período do ano passado.

De acordo com levantamento do HRL, a obstetrícia liderou com 310 atendimentos, seguida pelos 271 atendimentos clínicos. A cirurgia geral e especialidades registraram 248 procedimentos, enquanto ortopedia e traumatologia contabilizaram 156 atendimentos e o setor pediátrico teve 90 atendimentos no período.

Para o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, a demanda elevada nesta época do ano já era esperada, uma vez que o período de verão e festas de final de ano concentram maior fluxo de pessoas nas cidades litorâneas, e destaca os investimentos na infraestrutura do hospital. “Todos os pacientes estão sendo atendidos regularmente e o hospital permanece com as portas abertas para a população paranaense e turistas que estão em nosso litoral”, afirmou Beto Preto. “O HRL recebeu investimento de mais de R$ 1,2 milhão em renovação do parque tecnológico, modernização do mobiliário assistencial, ampliando significativamente a capacidade de atendimento à população”, acrescentou o secretário.

O hospital também foi contemplado com equipamentos médico-hospitalares de alta tecnologia enviados pela Sesa e pela Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná (Funeas), incluindo um aparelho de ecografia portátil e novos recursos de informática. No total, 85 computadores foram incorporados à estrutura da unidade, no valor total de R$ 138.528,25.

MANUTENÇÕES – As autoclaves, equipamentos para esterilização que usam vapor de água sob alta pressão e temperatura, passaram por manutenções recentes e estão operando com máxima capacidade.

Para melhorar o conforto dos pacientes e profissionais durante o período de calor intenso, a administração do HRL está realizando revisão geral de todos os aparelhos de ar-condicionado e a instalação de um novo equipamento de climatização no pronto-socorro.

CAPACIDADE ASSISTENCIAL – Referência nos atendimentos pré-hospitalares (APH), o hospital oferece suporte em áreas de trauma, obstetrícia e clínica geral, além de garantir atendimento em oito especialidades cirúrgicas, entre elas bucomaxilofacial, neurocirurgia e ortopedia, e nove especialidades clínicas, como cardiologia, infectologia, nefrologia e medicina intensiva adulta e neonatal.

A unidade dispõe atualmente de 142 leitos ativos, distribuídos entre enfermarias, Pronto-Socorro, isolamento e UTI adulto/neonatal, com estrutura e tecnologia voltadas a atendimentos de maior complexidade e custo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *