A Receita Federal apreendeu 715 ampolas de emagrecedores à base de tirzepatida e 35 canetas de retatrutida na noite de segunda-feira (5), por volta das 19h20, durante uma fiscalização de rotina na BR-277, em São Miguel do Iguaçu, no Oeste do Paraná.
O material foi encontrado em um veículo Peugeot, ocupado pelo motorista e um passageiro. Durante a vistoria, os servidores localizaram uma mala com poucos objetos pessoais e grande quantidade de perfumes e alfajores, utilizados para ocultar os medicamentos, que estavam escondidos dentro das embalagens desses produtos.
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Resolução-RE nº 4.641, de 18 de novembro de 2025, proíbe a comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e transporte desses emagrecedores em todo o território nacional. A restrição foi adotada devido aos riscos de falsificação, armazenamento inadequado e ausência de acompanhamento médico, o que pode colocar em risco a saúde dos consumidores.
O motorista, morador de Foz do Iguaçu, informou que levaria a carga até Cascavel. Já o passageiro, natural de Aracaju (SE), afirmou que seguiria com os produtos até a capital sergipana, mas não apresentou passagem que comprovasse o deslocamento.
O veículo foi encaminhado à Alfândega da Receita Federal em Foz do Iguaçu, onde as mercadorias foram contabilizadas. Os responsáveis serão encaminhados para representação fiscal para fins penais junto ao Ministério Público Federal e poderão responder pelo crime de descaminho.