magem ilustrativa — Foto: Jaque Zdonek
Um sistema de baixa pressão deve avançar sobre o Paraná a partir desta quarta-feira (7), provocando instabilidade, temporais e chuvas intensas em diversas regiões do estado. De acordo com o Simepar, o fenômeno pode evoluir para um ciclone extratropical entre o sábado (10) e o domingo (11).
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de perigo potencial para todo o território paranaense. A previsão indica chuvas entre 20 e 30 milímetros por hora, podendo chegar a 50 milímetros por dia, além de ventos fortes, com rajadas entre 40 e 60 km/h, e possibilidade de queda de granizo. Há risco de alagamentos, queda de galhos de árvores, danos em plantações e interrupções pontuais no fornecimento de energia elétrica.
Nesta quarta-feira, as chuvas devem ocorrer de forma isolada e em curtos períodos, podendo vir acompanhadas de raios em regiões como o Leste, Campos Gerais, Norte Pioneiro, Oeste e Sudoeste do estado. As temperaturas seguem elevadas, próximas dos 30 °C, aumentando a sensação de abafamento.
Na quinta-feira (8), o sistema de baixa pressão perde força, mas a passagem de um cavado meteorológico pelo Oceano Atlântico deve manter instabilidades, especialmente no Leste do Paraná, no fim do dia. Já na sexta-feira (9), o sistema volta a se aproximar, elevando o risco de temporais entre a tarde e a noite.
Segundo o Simepar, entre o sábado e o domingo o sistema se intensifica sobre o Sul do país e pode se transformar em um ciclone extratropical, favorecendo a ocorrência de tempestades mais severas em todas as regiões do Paraná.