Plano do Governo do Paraná inclui novo hospital regional em Foz do Iguaçu

Governo do Paraná vai anunciar mais sete novos hospitais em 2026
Foto: SESA

O Governo do Estado do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai promover uma ampla reestruturação na rede de saúde pública a partir de 2026, com o anúncio da construção de sete novos hospitais em diversas regiões do Estado. O plano complementa os lançamentos já realizados em janeiro em Matinhos e Guaíra e tem como objetivo descentralizar o atendimento, ampliar o número de leitos e modernizar a infraestrutura hospitalar.

As novas unidades serão construídas nos municípios de Bituruna, Foz do Iguaçu, Nova Esperança, Assis Chateaubriand, Paiçandu, Guaratuba e Cascavel, fortalecendo o atendimento regional e reduzindo a necessidade de longos deslocamentos por parte da população.

Em Foz do Iguaçu, a Secretaria de Estado da Saúde desenvolve o projeto de um novo hospital com perfil regional, que também fará atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A unidade vai contribuir diretamente para desafogar a demanda do Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel, hoje referência na região, além de ampliar a capacidade de atendimento na Tríplice Fronteira.

O novo Hospital São Vicente de Paula, em Bituruna, contará com investimento de R$ 19,9 milhões e terá foco no atendimento de urgência e emergência, com localização estratégica para facilitar o acesso de ambulâncias e integração com o hospital de referência em União da Vitória.

Já em Nova Esperança, será construído um novo Hospital Municipal com investimento de R$ 18,1 milhões. A unidade terá 2.739 metros quadrados e 38 leitos, sendo fundamental para descentralizar os atendimentos de média complexidade da 15ª Regional de Saúde, reduzindo a dependência de Maringá e fortalecendo a Rede Mãe Paranaense.

Outros projetos também estão em desenvolvimento em Assis Chateaubriand e Cascavel, enquanto Paiçandu receberá uma nova unidade para atender o crescimento populacional da região de Maringá. Em Guaratuba, o hospital já considera a expansão demográfica esperada com a inauguração da Ponte de Guaratuba.

Os dois primeiros hospitais deste plano mais amplo já foram anunciados em Matinhos, no Litoral, com 90 leitos incluindo UTI, e em Guaíra, no Oeste, com 84 leitos. A estimativa é que a unidade de Guaíra realize cerca de 3 mil atendimentos mensais entre consultas, procedimentos e internações.

Segundo o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, o projeto representa a maior reestruturação da saúde pública já realizada no Paraná. “Estamos colocando fim ao chamado turismo de ambulância, garantindo atendimento mais próximo da população e fortalecendo a regionalização da saúde, que é uma dívida histórica com o Interior do Estado”, afirmou.

Desde 2019, o Paraná já entregou dez novos hospitais, além de dezenas de reformas e ampliações. Ao todo, o plano estadual contempla 90 obras hospitalares entre unidades municipais e filantrópicas, incluindo modernizações, das quais 43 já foram concluídas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *