Receita Federal intercepta ônibus com carga irregular de medicamentos emagrecedores e celulares. Fotos: Receita Federal.
A Receita Federal apreendeu 704 ampolas e quatro canetas de medicamentos emagrecedores contrabandeados, com comercialização proibida no Brasil, durante fiscalização a um ônibus de linha na BR-277, em Santa Terezinha de Itaipu, no Oeste do Paraná.
A abordagem ocorreu na noite do dia 10 de janeiro, no posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O veículo fazia o itinerário Foz do Iguaçu-Londrina e foi interceptado por volta das 22h10. No momento da ação, os produtos foram retidos e o ônibus liberado.
A vistoria detalhada e a contagem total do material foram concluídas apenas dias depois, já na manhã desta sexta-feira (30), quando a Receita Federal confirmou o volume apreendido.
Durante a fiscalização, os medicamentos foram encontrados escondidos de forma irregular, no interior dos estofados das poltronas e em uma lixeira localizada sobre o motor do ônibus. O local é considerado totalmente inadequado para o armazenamento, já que a alta temperatura pode comprometer a eficácia dos produtos e representar risco à saúde em caso de uso clandestino.
Além dos emagrecedores, aparelhos eletrônicos também foram apreendidos. O valor estimado apenas dos medicamentos é de R$ 602.414,66, e o total da apreensão chega a R$ 1.206.171,49.
Segundo a Receita Federal, há um aumento significativo no transporte irregular desse tipo de medicamento em ônibus de linha. Nenhuma prisão foi realizada, e o responsável pela carga não foi identificado. O caso segue sob investigação.