Temporal atinge 17 municípios e mobiliza equipes da Defesa Civil

Tornado provocou destruição em Pelotas, no Rio Grande do Sul Foto: Reprodução/TV Globo

Um tornado de curta duração atingiu Pelotas na manhã desta quinta-feira (12), provocando queda de postes e galhos de árvores, segundo a Defesa Civil do Rio Grande do Sul. Temporais também causaram danos em outros 16 municípios do Estado.

O órgão havia emitido alerta laranja às 8h para a Região Sul, incluindo Pelotas. Durante a tempestade, moradores registraram o fenômeno, que causou prejuízos, inclusive em uma oficina mecânica. Rajadas de vento de 75 km/h foram registradas na estação do Instituto Nacional de Meteorologia instalada no campus da Universidade Federal de Pelotas.

Outro município afetado foi Estrela, onde ao menos 100 residências sofreram danos com o vendaval. A Defesa Civil estima que os ventos possam ter atingido até 80 km/h. A prefeita Carine Schwingel assinou decreto de emergência para viabilizar a liberação de recursos estaduais.

Segundo a prefeitura, o vendaval em Estrela durou menos de 10 minutos e atingiu principalmente bairros da faixa leste da cidade, além da zona rural. Quatro escolas de Educação Infantil registraram destelhamentos.

Ao todo, 17 municípios do Rio Grande do Sul relataram ocorrências relacionadas à tempestade, incluindo queda de árvores, danos em telhados, interrupções no fornecimento de energia elétrica e pessoas desalojadas. Equipes municipais e estaduais seguem mobilizadas para prestar atendimento às famílias afetadas e avaliar os prejuízos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *