Tornado em SJP deixou dois feridos e atingiu até 300 residências, diz Corpo de Bombeiros

tornado em São José dos Pinhais (Foto: Divulgação)

O tornado registrado em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, deixou duas pessoas feridas e provocou danos em até 300 residências, de acordo com o balanço oficial divulgado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná na manhã deste domingo (11). 

Segundo os bombeiros, as vítimas foram classificadas como moderada e leve, ambas atendidas por equipes do Samu. Além dos feridos, duas famílias ficaram desalojadas em razão dos estragos causados pelo fenômeno.

Os principais danos ao patrimônio incluem destelhamentos de residências, desabamento de muros e portões e a queda de telhado e pilares em uma empresa. Também foram registrados danos ambientais, com queda de árvores e prejuízos à rede elétrica, deixando bairros sem energia após a derrubada de postes.

O atendimento teve início após cinco solicitações recebidas pelos números de emergência relatando vendaval e possível vórtice de tornado. Um oficial do 6º Grupamento de Bombeiros esteve no bairro Primavera, onde constatou diversas casas atingidas e dificuldades de comunicação devido à falta de sinal telefônico e de energia elétrica. Em outro ponto, o muro de uma empresa foi projetado sobre a via pública, impedindo a passagem de veículos.

Para o atendimento da ocorrência, foram mobilizadas viaturas e equipes especializadas, com 12 bombeiros militares atuando diretamente, além do apoio da Defesa Civil. As primeiras ações envolveram a distribuição imediata de lonas às famílias afetadas.

Em conjunto com a Defesa Civil Municipal, foram criados dois centros de distribuição de lonas, um na Subprefeitura do Guatupê e outro em uma distribuidora de bebidas no bairro Primavera. Até o momento, 92 lonas foram entregues às famílias, e nove rolos foram repassados pelo Corpo de Bombeiros à COMPDEC do município.

As equipes também realizaram a avaliação de árvores danificadas e agendaram cortes para o domingo (11). Cinco árvores remanescentes seguem monitoradas, sem risco iminente identificado. Outras secretarias municipais devem atuar nos próximos dias na limpeza, manutenção das vias e apoio às residências atingidas.





Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *