NASA identifica planeta com possíveis características semelhantes às da Terra

Imagem: NASA/JPL-Caltech/Keith Miller (Caltech/IPAC)

Um planeta que pode ter características semelhante à Terra foi descoberto pela Nasa durante análise de dados coletados pelo Telescópio Espacial Kepler, desativado em 2018. A descoberta foi publicada em um artigo que revela um possível planeta rochoso, ligeiramente maior que a Terra, orbitando uma estrela semelhante ao Sol, a cerca de 146 anos-luz de distância.

Segundo a Nasa, o período orbital do planeta, apelidado de HD 137010 b, é provavelmente semelhante ao da Terra, em torno de um ano. Os pesquisadores também apontam que o HD 137010 b pode estar localizado na borda externa da “zona habitável” de sua estrela, o que permitiria a presença de água líquida.

Porém, a quantidade de calor e de luz que o planeta recebe de sua estrela possivelmente é menos de um terço da que a Terra recebe do Sol. Embora tenha características parecidas com as do Sol, sua estrela é mais fria e menos brilhante. Isso poderia significar uma temperatura na superfície do HD 137010 b de, no máximo, -68°C. Em comparação, a temperatura média da superfície de Marte é de cerca de -65°C.

Siga os perfis da Agência Brasil nas redes sociais.

NASA/JPL-Caltech/Keith Miller (Caltech/IPAC).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *