Redução do IPVA derruba inadimplência e aumenta número de contribuintes em dia no Paraná

Foto reprodução

A redução da alíquota do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para 1,9% resultou em uma queda expressiva da inadimplência em todo o Paraná em 2026. Com o imposto mais acessível, o número de motoristas que pagaram o tributo, de forma parcial ou integral, cresceu 17,8% em janeiro, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Ao todo, 2,7 milhões de contribuintes encerraram o primeiro mês do calendário de pagamentos com as contas em dia, frente aos 2,3 milhões registrados em 2025. O crescimento foi observado em todos os 399 municípios paranaenses, conforme levantamento da Receita Estadual.

O maior avanço percentual ocorreu em Indianópolis, na Região Noroeste, onde o número de contribuintes adimplentes aumentou 48% em um ano — o maior crescimento do Estado. Em 2026, o município possui uma frota tributada de 1.333 veículos, dos quais 987 já efetuaram ao menos o pagamento da primeira cota. Em janeiro do ano passado, eram 667 veículos em dia.

Na sequência do ranking aparecem Guaraqueçaba (35,6%)Porto Rico (28,9%)Paranapoema (28,8%)Inajá (27,8%) e Fazenda Rio Grande (27,3%). Entre os maiores municípios, São José dos Pinhais registrou aumento de 22,5%, enquanto Curitiba teve crescimento de 20,7%Foz do Iguaçu aparece logo depois, com 20,2%, seguida por Cascavel, Londrina e Maringá, todas com alta de 16%.

Mais pagamento à vista e menos veículos inadimplentes

Segundo o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara, os números confirmam o impacto positivo da redução da alíquota, que foi de 47%.
“Como já prevíamos, o IPVA mais barato ajudou a reduzir a inadimplência, incentivando o cidadão a manter suas obrigações em dia com o Estado. Além disso, o desconto adicional de 6% para pagamento à vista estimulou muitos contribuintes a quitarem o imposto logo em janeiro”, afirmou.

O reflexo aparece especialmente no volume de pagamentos à vista. Cerca de 1,5 milhão de contribuintes optaram por quitar as cinco parcelas do IPVA já no primeiro mês do ano — um aumento de 37% em relação a janeiro de 2025, quando foram registrados 1,1 milhão de pagamentos integrais.

Na contramão, o número de veículos sem qualquer pagamento caiu. Em janeiro de 2025, 1,7 milhão de carros, motos e caminhões não haviam quitado sequer a primeira parcela. Em 2026, esse total caiu para 1,4 milhão, uma redução de 15%.

Calendário de pagamentos

A segunda parcela do IPVA 2026 vence entre os dias 9 e 13 de fevereiro, conforme o final da placa:

  • Final 1 e 2: 09/02
  • Final 3 e 4: 10/02
  • Final 5 e 6: 11/02
  • Final 7 e 8: 12/02
  • Final 9 e 0: 13/02

O pagamento pode ser feito pelo Portal do IPVA, pelo Portal de Pagamento de Tributos ou pelo aplicativo Serviços Rápidos, da Receita Estadual, disponível para Android e iOS. Também é possível pagar via PIX, por meio do QR Code presente na guia, utilizando mais de 800 instituições financeiras.

Alerta contra golpes

A Secretaria da Fazenda alerta para a existência de sites fraudulentos relacionados à cobrança do IPVA. A orientação é gerar as guias apenas em sites oficiais, com endereço final “.pr.gov.br”, ou utilizar exclusivamente o aplicativo da Receita Estadual.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *