(Foto: Reprodução Instagram)
A influenciadora gastronômica Emma Amit, de 51 anos, morreu nas Filipinas após consumir um caranguejo venenoso conhecido localmente como “caranguejo-do-diabo”. A morte ocorreu no dia 6 de fevereiro, mas o caso ganhou repercussão internacional nesta quinta-feira (12).
Emma chegou a gravar vídeos para as redes sociais enquanto preparava e consumia o crustáceo ao lado de amigos. As imagens mostram o grupo cozinhando frutos do mar em uma panela com leite de coco antes da ingestão.
De acordo com o jornal The Philippine Star, após retornar para casa, Emma passou mal e desmaiou devido à presença de toxinas no organismo. Vizinhos a socorreram às pressas até um hospital local. Ela permaneceu internada por dois dias, mas não resistiu.
Relatos de moradores indicam que o consumo da espécie é proibido por representar risco à saúde. Exames apontaram que neurotoxinas haviam atingido a corrente sanguínea da influenciadora.
Laddy Gemang, chefe da vila onde o caso ocorreu, afirmou ter ficado surpreso com a morte, já que Emma e o marido eram pescadores experientes. “Isso é muito triste, porque eles deveriam saber. Eles vivem do mar e conhecem esse caranguejo perigoso”, declarou.
As autoridades locais monitoram o estado de saúde dos amigos que também teriam consumido o animal e alertaram especialmente influenciadores sobre os riscos de colocar a própria vida em perigo em busca de visualizações nas redes sociais.