Na manhã desta quinta-feira (03), a Polícia Federal deflagrou a Operação Specula, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico internacional de drogas, com foco na comercialização de maconha e cocaína.
Estão sendo cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal. As ações ocorrem em Foz do Iguaçu e em outras localidades ligadas à rota de distribuição do grupo.
Investigações começaram em 2024
A investigação teve início em outubro de 2024, após a identificação de movimentações suspeitas em um galpão no bairro Parque da Lagoa, em Foz do Iguaçu. O local era utilizado como entreposto para armazenamento e distribuição de entorpecentes.
Segundo a Polícia Federal, a droga era transportada em caminhões equipados com compartimentos ocultos, como fundos falsos, pneus adaptados e, em algumas ocasiões, até mesmo com o uso de cal hidratada, utilizada para disfarçar o odor e dificultar a ação de cães farejadores.
O entorpecente tinha como destino diversos estados brasileiros, o que reforça o caráter interestadual e internacional da atuação da quadrilha.
Ao longo das investigações, foram realizadas:
- 5 apreensões de drogas, totalizando:
- 6.288 kg de maconha
- 108 kg de cocaína
- 4 pessoas presas em flagrante
- 10 veículos apreendidos, incluindo:
- 5 carros
- 3 motos aquáticas
- 1 quadriciclo
- Elevada quantia em dinheiro em espécie
- Aparelhos telefônicos e documentos apreendidos
A Polícia Federal prossegue com as investigações para identificar mais envolvidos e mapear possíveis ligações internacionais do grupo.



