Um em cada três palestinos em Gaza passa dias sem comida, diz UNICEF

Crianças palestinas compartilham uma tigela de sopa de lentilha obtida em um ponto de distribuição de alimentos na Cidade de Gaza [Omar Al-Qattaa/AFP]

Agência da ONU alerta para grave risco de fome, já que o número de mortes por inanição atinge 162 palestinos, incluindo 92 crianças.

Gaza enfrenta um grave risco de fome, com uma em cada três pessoas passando dias sem comida, alertou o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Na sexta-feira, a UNICEF pediu à comunidade internacional que agisse rapidamente, já que as condições continuam a se deteriorar devido à guerra genocida de Israel .

“Hoje, mais de 320.000 crianças pequenas correm risco de desnutrição aguda”, disse Ted Chaiban, vice-diretor executivo do UNICEF para ações humanitárias e operações de fornecimento, em um comunicado na sexta-feira após uma recente viagem a Israel, Gaza e Cisjordânia ocupada.

Ele disse que o indicador de desnutrição em Gaza “ultrapassou o limiar da fome”.

“Hoje, quero manter o foco em Gaza, porque é lá que o sofrimento é mais agudo e onde crianças estão morrendo em um ritmo sem precedentes”, disse ele.

“Estamos numa encruzilhada, e as escolhas feitas agora determinarão se dezenas de milhares de crianças viverão ou morrerão.”

    No sábado, Atef Abu Khater, um palestino de 17 anos, morreu de desnutrição, disse uma fonte médica do Hospital al-Shifa à Al Jazeera.

    No início desta semana, Khater, que gozava de boa saúde antes da guerra em Gaza, foi hospitalizado na UTI, de acordo com relatos da mídia, que citaram seu pai dizendo que ele não estava mais respondendo ao tratamento.

    The cost of hunger: Mother left searching for son's body in Gaza

    Desde 7 de outubro de 2023, a guerra de Israel em Gaza matou pelo menos 60 mil palestinos, mais de 18 mil deles crianças. Muitos outros permanecem soterrados sob os escombros, a maioria presumivelmente morta.

    De acordo com o Ministério da Saúde de Gaza, o número de mortes por fome no território é de 162, incluindo 92 crianças.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *