MPPR e Defensoria Pública recomendam que rede de supermercados interrompa campanha de selos promocionais

Foto Reprodução

O Ministério Público do Paraná (MPPR), por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, e a Defensoria Pública do Estado emitiram uma recomendação conjunta para que uma rede de supermercados interrompa imediatamente uma campanha promocional baseada na distribuição de selos.

De acordo com o documento, a ação promocional estaria induzindo consumidores a realizarem compras repetidas e em volumes elevados com o objetivo de acumular selos que podem ser trocados por brindes, como utensílios domésticos ou brinquedos. O MPPR e a Defensoria Pública apontam que esse tipo de promoção pode configurar uma prática abusiva, especialmente se não houver transparência quanto às regras, quantidade de selos necessária para resgatar os prêmios, e prazo de validade.

Além disso, a recomendação ressalta possíveis prejuízos à população mais vulnerável, que pode se sentir pressionada a gastar além do necessário para obter os brindes. Outro ponto citado foi a ausência de clareza nas peças publicitárias, o que pode caracterizar desrespeito ao Código de Defesa do Consumidor.

As instituições solicitaram que a rede apresente um posicionamento oficial no prazo estabelecido e alertaram que o não cumprimento da recomendação poderá gerar medidas judiciais.

A rede de supermercados ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *