Equipamento doado por Itaipu beneficiará pacientes de câncer da região de Francisco Beltrão

Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional

Tomografia PET-CT permite diagnóstico e acompanhamento do tratamento com mais precisão. Pacientes antes precisavam viajar cerca de 200 km para realizar exames

A Itaipu Binacional realizou, na última sexta-feira (19), a entrega de um equipamento de tomografia PET-CT à Associação Beneficente Deus Menino, responsável pela administração do hospital Ceonc, especializado em tratamento oncológico, em Francisco Beltrão (PR). A iniciativa faz parte do programa Itaipu Mais que Energia, que reúne ações sociais e ambientais que a empresa realiza em 434 municípios do Paraná e do Mato Grosso do Sul.

Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional

O Ceonc atende a pacientes da 7ª e 8ª Regional de Saúde do Paraná, e do Extremo Oeste Catarinense, totalizando uma população de cerca de 730 mil pessoas. Um dos principais benefícios do PET-CT está no fato de que os pacientes, muitas vezes em condições físicas debilitadas, não precisarão mais viajar a Cascavel ou a Guarapuava para realizar esse exame.

Segundo o diretor técnico do hospital, Reno Paulo Kunz, o equipamento representa uma conquista para Francisco Beltrão e terá grande impacto para a melhora na qualidade de vida dos pacientes e de suas famílias. “O PET-CT consegue mapear as células cancerígenas e traz informações que permitem personalizar o tratamento, deixá-lo mais eficiente”, explicou.

A enfermeira aposentada Neli Padilha conviveu bastante com pacientes do Ceonc. Após a aposentadoria, ela decidiu continuar se dedicando a esse público por meio da ONG Mão Amiga, que ela hoje preside e que conta com mais de 70 voluntários. “O paciente não ter que ir até outra cidade sacolejando na estrada, isso é maravilhoso. Além disso, a gente costuma dizer que o paciente de câncer não é só o indivíduo com a doença, mas a família inteira. Então, esse benefício impacta muita gente”.

A entrega do equipamento contou com a presença do diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, do diretor de Coordenação, Carlos Carboni, do prefeito de Francisco Beltrão, Antonio Betron, da ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, entre outras autoridades.

A ministra destacou o papel de empresas públicas ligadas ao governo brasileiro, como no caso da Itaipu, que contribuem diretamente para a execução de políticas públicas que melhoram a saúde e a educação, reduzem desigualdades, e dão qualidade de vida para a população. “As empresas públicas, claro, têm suas funções específicas, como a Itaipu, que gera energia elétrica de qualidade e barata, que ajuda no mix do preço de energia nacional e puxa esse valor pra baixo. Mas as empresas públicas fazem parte do investimento do povo brasileiro e é importante que elas possam devolver esse investimento para a sociedade. E a Itaipu está fazendo uma grande diferença na vida das pessoas”, resumiu Gleisi Hoffmann.

Catadores
Na mesma data, a Itaipu entregou equipamentos (como esteira de elevação, esteira de triagem, balança e três caminhões para a coleta seletiva) para as Unidades de Valorização de Reciclagem (UVRs) de três cooperativas de Francisco Beltrão: Marrecas Cooperativa de Reciclagem (Marcorp); Cooperativa Renove; e Associação Plastsilva.

A estruturação da coleta seletiva faz parte do programa Coleta Mais, presente em 255 municípios. Em Beltrão, a entrega se deu por meio de uma parceria entre a Itaipu, Itaipu Parquetec e Consórcio Intermunicipal de Saneamento do Paraná (Cispar). Além dos equipamentos, o apoio inclui capacitação e consultoria.

“É com muita alegria que nós, catadores, estamos recebendo este barracão e estes equipamentos. É um investimento que vai fazer toda a diferença aqui em Beltrão”, comemorou a catadora Dilair Alves Rodrigues, presidente da Marcorp.

“O mundo todo tem que resolver a questão do lixo”, disse o prefeito Antonio Betron. “E a saída é a transformação. E nós estamos, com este investimento em parceria com a Itaipu, promovendo essa transformação”, completou.

Organizações sociais
Ainda em Franscisco Beltrão, no dia 19, a Itaipu promoveu um encontro com as entidades beneficiadas pelo Edital 01/2024, de Fortalecimento das Organizações Sociais. O encontro lotou o auditório da sede da Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná (Amsop), com representantes de 95 organizações de 31 municípios que compõem o Núcleo de Cooperação Socioambiental da região.

Para o diretor Enio Verri, o investimento nas organizações sociais se destaca entre as ações socioambientais da empresa, por atingir diretamente aqueles que mais precisam. “São organizações da sociedade civil que fazem um trabalho extremamente importante para os mais diversos públicos: pessoas em situação de vulnerabilidade social; dependentes químicos; agricultores familiares; quilombolas; mulheres que lideram pequenos negócios; enfim, é uma atuação fundamental para a construção de uma sociedade mais justa”, afirmou.

Na ocasião, a Itaipu também firmou dois convênios. O primeiro deles com a Associação de Defesa dos Rios e do Meio Ambiente (Aderma), para a elaboração de diagnóstico participativo para Transmissão Energética e Desenvolvimento Territorial Sustentável. “Essa parceria vai significar um trabalho de formação, de acompanhamento para gente ver a realidade das famílias e para ter um diagnóstico da questão do acesso à energia renovável limpa e barata”, afirmou a representante da Aderma, que também representa o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Paraná, Nívea Diógenes.

O outro convênio foi firmado com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Segundo a representante da entidade, Aline Pasda, a iniciativa vai atender a agricultores de todo o Estado. “Teremos capacitação, ampliação de comercialização e planos de negócio que vão beneficiar os associados de 30 cooperativas do estado”, completou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *